{Resenha} Uma Longa Jornada



Título: Uma Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Tradução: Maria Clara de Biase
ISBN: 9788580411959
Número de Páginas: 361
Ano: 2013
Classificação: 

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Se você leu a sinopse sabe que vão ser duas histórias que o autor vai contar, quando iníciei a leitura pensava que seria impossível juntar elas, mas o livro me surpreendeu lindamente. A história de esses dois casais não é só romantica como também cativante e arrebatadora, cheguei a esbravejar com o autor algumas vezes, porque ele consegue fazer você se apaixonar pelas histórias dos dois casais, mas quando você está louca para ler mais sobre Luke e Sophia ele muda para a história de Ira e Ruth e quando você já tiver amado loucamente o mesmo, ele volta de novo a Luke e Sophia e assim parece que são dois filhos brigando por atenção e você não sabe qual escolher porque ama os dois. E lendo essas duas histórias que você vai descobrir como é bela a longa jornada da vida e quão apaixonante são seus protagonistas.

"Quando contemplo as profundezas do universo, sei que está chegando a hora em que a terei em meus braços mais uma vez. Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você."

O personagem que mais me marcou, sem dúvida foi Ira, fiquei apaixonada por suas atitudes, seu respeito, sua timidez e principalmente seu romantismo. Um homem de formação simples, com experiências dolorosas ao longo da vida, mas que mesmo assim reconhece e descreve seus sentimentos em cartas é super romantico não é verdade? Ruth sortuda! 

Este livro em especial teve uma grande sacada, ele inícia com Ira que é um idoso viúvo que sofre um acidente de carro e para se distrair sua mente o leva a resgatar suas memórias com Ruth, sua esposa já falecida. Ou seja visualizamos o que seria o fim de uma longa jornada, época de relembrar momentos marcantes e memórias que ficaram ao longo do tempo reprimidas. 

Depois vem um capítulo com Sophia, contando o início de sua história como jovem estudante de Artes e como ela conhece Luke. Este seria o início da jornada, então é como se o autor contasse dois romances, duas jornadas... Uma em ordem progressiva e outra em ordem regressiva. Apesar disso,  Ira relembra cronologicamente suas memórias com Ruth em ordem crescente. Então por outro lado, as duas histórias podem ser consideradas progressivas.

As histórias se passam em tempos diferentes, com personagens diferentes, mas elas tratam do mesmo assunto. A jornada da vida, a busca pelo amor, a superação e o reconhecimento deste amor. 

A vida pode ser difícil, mas com a pessoa que se ama de verdade, ela fica mais fácil. Leia e aprenda mais sobre este amor contagiante e se você já leu comente o que achou do livro!

0 comentários :

Postar um comentário