{Crítica} O Físico



Quando fui assistir esse filme já estava com medo da carnificina e brutalidade que seriam os métodos utilizados para curar as pessoas antigamente e claro que isso estava presente no filme, mas não de uma forma tão fixa como pensei que seria. Está em apenas algumas partes do filme, pois o interessante do filme não é conhecer os métodos antigos de cura, é acompanhar a jornada do jovem Rob a procura da cura da doença do lado, a doença que matou seu ente querido. E o interessante é quantos e quantos médicos até hoje não se sentem motivados a bucarem curas por esse mesmo motivo?! O tempo passa, mas as coisas continuam iguais.

A história se inícia na Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da "doença do lado". O garoto cresce sob os cuidados de Bader (Stellan Sarsgard), o barbeiro local, como eram chamadas as pessoas que curavam os doentes e eram pagas de alguma forma por isso. Ao crescer, Rob (Tom Payne) aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, Ibn Sina (Ben Kingsley), que coordena um hospital, algo impensável na Inglaterra. Para aprender com ele, Rob aceita não apenas fazer uma longa viagem rumo à Ásia mas também esconde o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia.

É interessante também o fato do filme trazer o fator histórico completo, com religião e cultura muito explicitos. Rob que era cristão, queria aprender mais sobre medicina para curar mais pessoas porém não havia como ele aprender na Inglaterra, então foi a Pérsia, se passou de judeu, mas nunca negou sua fé original. Um personagem de convicção e fé, isso eu admiro muito !

Existe uma polêmica acerca do filme O Físico, sobre o título do filme: a tradução brasileira de seu título original The Physician, o título original, seria O Médico ao ser traduzido para o português. Entretanto, é este também o título do livro no Brasil, o que levanta a questão da fidelidade ao material original. O filme é baseado em um romance best-seller de Noah Gordon, "The Physician". O livro foi lançado em 1999 na Feira do Livro de Madri, na lista dos dez livros mais populares de todos os tempos. Isso mesmo existe um livro, mas vou contar a vocês que, segundo minhas fontes, o livro não está nada parecido com o filme. Eu já prefiro ver o filme antes de ler o livro para evitar decepções, porque na maioria das vezes o livro é melhor que o filme, mas não posso confirmar, pois não li o livro deste filme específicamente.

Se você se interessa por medicina e aventura tenho certeza de que este filme é pra você!




Título: O Físico
Elenco: Tom Payne (II), Ben Kingsley, Stellan Skarsgård
Direção: 
Philipp Stölzl
Gênero: 
Aventura, Drama, Histórico
Duração:
119 minutos
Classificação:
14 anos
Avaliação:

0 comentários :

Postar um comentário