{Resenha} 1984



Título: 1984
Autor: George Orwell
Editora: Companhia de Letras
ISBN: 9788535914849
Número de Páginas: 416
Ano: 2009
Classificação: 
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'

Nessa distopia, do escritor George Orwell é criada a história de um regime totalitário e extremamente invasivo nas vidas das pessoas, a ponto de haver câmeras em suas casas, com o intuito de "manter a ordem" que são chamadas de: o Grande Irmão famoso agora por inspirar um reality show medíocre. A história é contada em terceira pessoa pelo personagem Winston. Um funcionário do partido da Oceania que, exerce a função de "reescrever a história do país", modificando fatos históricos ou dependendo do caso, excluindo.

Sendo bem categórico, foi o livro mais bem escrito que li até hoje. Personagens fantásticos, uma história que aumenta o senso crítico, os "porques" foram bem definidos, não é deixada nenhuma lacuna e atingi assuntos políticos de modo que flui interessante (particularmente não é um assunto que me agrada). É um livro que aborda uma história bastante pesada, que, em todos os instante nos faz sentir aquele blow mind. Se isso lhe agrada, 1984 será um prato cheio!

A obra de George Orwell é dividida em três partes. A primeira, conta o arquétipo da sociedade em que o protagonista está inserido e o abuso de poder do sistema para manter a ordem. A segunda é mais dirigido ao protagonista e suas manifestações de rebeldia, em tentar achar um modo de sair daquela situação de constante opressão. E a terceira parte é simplesmente o desfecho da história que não entrarei em detalhes, pois será spoiller. O final é dado com uma característica que, sinceramente eu já esperava. George Orwell é considerado um gênio no meio literário, porém todos seus romances possuem finais pessimistas, e é claro, a obra da sua vida não seria diferente. Mas acho que com seu histórico, a situação não poderia ser contrária. O autor trabalhou como escritor, na segunda guerra mundial e vivenciou as situações mais terríveis que podemos imaginar.

Outro ponto que achei interessante, foram as guerras que o país do protagosnita (Oceania) tem com seu inimigo (Eurásia) os dois países estão constantemente em guerra, porém isso tem uma razão do qual os dois países se beneficiam. Eles não travam uma guerra por territórios, suprimentos, ou qualquer outro motivo. Os dois países estão em guerra por uma razão muito simples: Controle da população. Em 1984, a sociedade é criada no medo, o país está em guerra com o "inimigo" se o governo sofrer um golpe, quem protegerá a população? É um constante jogo de interesses para manter a população no controle.


Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.

0 comentários :

Postar um comentário