{Resenha} 365 Dias Extraordinários: O Livro de Preceitos do Sr. Browne



Título: 365 Dias Extraordinários: O Livro de Preceitos do Sr. Browne
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Tradução: Rachel Agavino
ISBN: 9788580576108
Número de Páginas: 432
Ano: 2014
Classificação: 

No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia. É essa a inspiração que 365 dias extraordinários pretende levar ao leitor. A bela edição reúne uma coleção de preceitos que vão iluminar, confortar e desafiar cada um a se tornar uma pessoa melhor. São palavras de sabedoria pinçadas de fontes que vão desde músicas e grandes obras da literatura até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e de mais de cem dos milhares de leitores que enviaram seus preceitos à escritora R. J. Palacio. 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração.

O meu lado poético está se mostrando existente neste ano. Quem diria, hein? Pra quem não suportava um poema... Pó de Lua e agora uma das sete maravilhas do mundo: 365 Dias Extraordinários - O Livro de Preceito do Sr. Browne. Muita beleza, gentileza e reflexões nessa mais do que linda edição da Intrínseca.

Primeiramente, quando solicitei, pensei que fosse somente um livro com 365 frases, como alguns que saíram ultimamente, usando o universo do livro Extraordinário como plano de fundo, porém, é muito mais do que isso. Bem mais.


Quem já leu Extraordinário, sabe quem é o Sr. Browne. Mas quem ainda não leu, saberá: é o professor das crianças, que tem um método muito diferente e dinâmico de lidar com elas. Todas as férias, ele pede para que elas lhe enviem um preceito, de própria autoria ou não, sobre qualquer coisa. Essa mania de preceitos começou quando ele estava na faculdade e decidiu selecionar um preceito e, a partir daí, começou a colecionar.

Apesar de ter lido os 365 preceitos e os relatos do professor, que ficam no final de cada mês, todos de uma vez, a minha experiência foi muito boa. Há alguns preceitos que, por mais simples que possam parecer, são muito profundos, fazendo  você refletir realmente sobre os seus atos ou sobre a vida. O livro é composto por diversos preceitos, indo de personalidades famosas, alunos do Sr. Browne ou até mesmo de crianças reais, que enviaram suas frases e desenhos para a autora durante a montagem do livro.

Uma coisa bem legal também é a menção de alguns acontecimentos de Extraordinário. Alguns personagens são citado, ou "explorados", durante os relatos do professor Browne e até mesmo alguns mistérios são resolvidos.


Agora, Intrínseca, Intrínseca... Que acabamento magnífico! Primeiramente: é capa dura. Só por isso já merece um lugar na sua estante, mas a coisa não para por aí... As páginas são coloridas, mais grossas do que as normais e com direito a desenhos e designs diferentes no meio dos preceitos. 

Como eu disse, esses 365 preceitos e relatos de um professor do jardim de infância podem sim, em suas simplicidades (ou não) de pensamentos, fazer com que você reflita, pense e talvez até mude em algumas de suas ações. Mesmo já tendo lido, 365 Dias Extraordinários será meu livro de cabeceira.

2 comentários :

  1. É a primeira vez que passo por aqui, adorei o blog e já estou seguindo!
    Estou recomeçando meu blog, gostaria que você visitasse e seguisse de volta se gostar.
    Muito obrigada e muito sucesso :)
    http://femmefilles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de ler Extraordinário e adorei!
    Estou lendo 365 Dias Extraordinários e adorando. Já estou na pilha pra ler outros do universo do Augiie! =]

    ResponderExcluir