{Resenha} The Leftovers: Os Deixados Para Trás



Título: The Leftovers: Os Deixados Para Trás
Autor: Tom Perrota
Editora: Intrínseca
Tradução: Rubens Figueiredo
ISBN: 9788580574173
Número de Páginas: 320
Ano: 2014
Classificação: 

O que aconteceria se, de repente, sem nenhuma explicação, pessoas simplesmente desaparecessem, sumissem no ar? É o que os perplexos moradores de Mapleton, que perderam muitos vizinhos, amigos e companheiros no evento conhecido como Partida Repentina, precisam descobrir. Desde o ocorrido nada mais está do mesmo jeito — nem casamentos, nem amizades, nem mesmo o relacionamento entre pais e filhos. O prefeito da cidade, Kevin Garvey, quer acelerar o processo de cura, trazer um sentimento de esperanças renovadas e propósito para sua comunidade traumatizada. Ainda que sua família tenha sido desfeita com o desastre: sua esposa o deixou para se juntar a um culto cujos membros fazem voto de silêncio; seu filho, Tom, abandonou a faculdade para seguir um profeta duvidoso chamado Santo Wayne; e sua filha adolescente, Jill, não é mais a dócil estudante nota dez que costumava ser. Em meio a tudo isso, Kevin ainda se vê envolvido com Nora Durst, uma mulher que perdeu toda a sua família no 14 de Outubro e continua chocada com a tragédia, apesar de se esforçar para seguir adiante e recomeçar a vida. Com emoção, inteligência e uma rara habilidade para enfatizar os problemas inerentes à vida comum, Tom Perrotta escreve um romance impressionante e provocativo sobre amor, conexão e perda.

Adaptações sempre abrem portas para a divulgação dos livros, isso é certo. The Leftlovers, primeiramente, publicado como apenas Os Deixados Para Trás, foi adaptado como série de TV pela HBO em 2014 (continuando até hoje) e surpreendeu muita gente, inclusive a mim. Por conta da ótima qualidade e do grande interesse pelo assunto, é comum nos decidirmos a ler mais sobre ele e foi por conta disso que decidi realizar a leitura do livro. Com um enredo bem comum, Tom Perrota expõe numa bela escrita a solidão, a perda e o recomeço nas páginas de The Leftlovers.

Há três anos, pessoas aleatórias, que não faziam parte de um padrão, sumiram da face da Terra. A maioria denomina esse evento como a Partida Repentina, enquanto alguns alegam ter se tratado do Arrebatamento, mesmo não se enquadrando nas "regras" da Bíblia. Pais perderam filhos, filhos perderam pais, amigos perderam amigos, namorados perderam namoradas. Mas o tempo passa e, sem ter muito que fazer, o que resta é seguir em frente.

Na cidade de Mapleton, um subúrbio americano como os demais, os moradores ainda sofrem pela perda de alguns de seus habitantes e, por conta disso, o prefeito, Kevin Garvey, tenta fazer com que a dor dessas pessoas diminua, criando bailes, montando um time de softball e até mesmo criando um desfile no dia 14 de Outubro, aniversário da partida, para lembrar, positivamente, dos que partiram.

Apesar das boas intenções para aliviar a dor dos habitantes da cidade, a situação de Kevin não é muito boa. Sua mulher, Laurie, se juntou a um culto que visava fazer com que as pessoas não se esquecessem da Partida Repentina, conhecido como Remanescentes Culpados; sua filha, Jill, se transformou em outra pessoa em razão da ausência da mãe, que deixou a filha, que era aluna nota dez, pra trás; e seu filho, Tom, se uniu a um profeta, que diz ter a missão de eliminar a tristeza do mundo. Ninguém partiu na Partida Repentina, mas mesmo assim a família não é a mesma.

Por outro lado, por ter perdido seu marido e seus dois filhos, Nora Durst, considerada uma "celebridade", ainda sofre constantemente. Fica presa em sua casa, pois sempre que anda pelas ruas de Mapleton, olhares e cochichos a perseguem, dificultando ainda mais o seu recomeço.

Tom Perrota utiliza a Partida Repentina para expor os efeitos que a perda tem nas pessoas da cidade de Mapleton. Não importa se uma pessoa continua com toda a sua família na Terra ou se perdeu ela completamente, a perda atinge a todos. E, para garantir que o mundo não mude e siga em frente, temos os Remanescentes Culpados que "perseguem" os habitantes fazendo-os lembrar.

Muitas pessoas que viram a série de TV, foram atrás do livro para descobrir o que aconteceu com as pessoas que partiram e, se esse for o seu caso, desista. Para que não haja frustações, deixo avisado pra você que Tom Perrota não está nem um pouco preocupado na razão da Partida Repentida, mas sim em seus efeitos, como dito anteriormente.

É muito interessante ler as páginas de The Leftovers, pois o conteúdo é, de certa forma, banal. Não há investigações sobre a partida, mas sim o dia a dia de pessoas que perderam pessoas queridas e não tem a mínima ideia de onde elas foram. Elas vão a restaurantes, vão à escola, trabalham, porém, tudo isso sobre o efeito da perda, o que se torna reflexivo para quem lê.

Vale ressaltar também que, mesmo parecendo ter certo teor religioso por conta da semelhança ao Arrebatamento cristão, que, segundo a Bíblia, todos os verdadeiros crentes em Deus serão, repentinamente, levados para os céus, Tom Perrota não se baseia nisso, tanto que as pessoas que partiram não faziam parte de um padrão. O homem adúltero sumiu, a garota certinha sumiu.

Para quem vê a série, a história do livro é apenas sobre a primeira temporada e tem alguns acontecimentos diferentes, como de costume, mas ainda assim recomendo o livro, até mesmo para quem nunca ouviu falar nem no livro e nem na série. Tom Perrota nos apresenta um mundo atormentado pela perda em que respostas definitivas não existem, nos mostrando que coisas muitos simples podem ter um significado muito diferente na companhia da solidão e o quão difícil pode ser recomeçar.

20 comentários :

  1. Olá,

    gostei da resenha, comprei esse livro por R$ 9,90 nas americanas física, alguns falam muito bem outros falam mal dessa obra, por argumentarem que é arrastada, lenta e pelo fato de a série ser bem melhor que o livro. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ler sua resenha e fiquei curiosa com a história e logo pensei em ler para justamente descobrir o porque e o que acontece com esses desaparecimentos. Mas quando você disse que não existe essa explicação no livro, eu já me frustei na hora e por esse motivo já sei que não vou ler.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oiee,
    Não conhecia o livro e nem a serie, mas adorei sua resenha! Já fiquei com vontade de ler e assistir.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu ainda não parei para assistir a série, e o que eu conheço se baseia nos trailers que já vi. Confesso que acho a trama nem interessante, mas não parei para ver. Quanto ao livro, preciso anotar aqui para conferir, pois vou precisar para ter mais detalhes sobre a história.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a série e nem o livro, nunca vi falar, é a primeira resenha que leio. Essa parte da Partida Repentina achei bem instigante, pois me faz interligar a população que é marginalizada e nunca a vemos... Gente, a vida desse Kevin virou um total caos, olha, a capa desse livro é um pouco feia, eu acho, mas o enredo é fantástico, quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Ola Lucas não conhecia o livro e não sabia sobre a série, confesso que dessa vez o enredo não me agradou muito, deve ser por estar em uma fase de romances e fantasia. Mas fica anotado a dica. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Não tinha conhecimento sobre esse livro, adorei sua resenha, ficou ótima, mas não seria um dos livros que eu compraria de cara, mas quem sabe um dia eu venho a ler ele?!

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei esse livro ontem - estava em promoção. A unica coisa que não gostei, por enquanto, é que as letras estão muito pequenas, dai fico com dificuldade pra ler( e manter o foco das linhas)

    ResponderExcluir
  9. Hmmm... bacana, curti.
    Já vi a série em alguns sites, mas nunca parei pra assistir. Vou começar por ela, se eu curti, procuro pelo livro. Aliás, primeira vez que vejo alguém comentando o livro HAHAHAHA
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Que legal o livro, está muito boa a capa e o enredo, não conhecia mais fiquei curiosa depois de ler o post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hello, tudo bem?

    EStava bem curiosa com esse livro The Leftovers: Os Deixados Para Trás e que concidencia achar o seu post e saber mais sobre o livro e a sua opiniao, que acompanhou a serie tb.
    Achei mto legal mesmo e pretendo conhecer o livro.
    É normal mesmo ter essas diferenças entre a filmagem e o livro.
    Adorei o post.

    Beijos

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. não sabia da série, tampouco do livro, mas fiquei muito a fim de conhecer... tentarei assistir ao menos a primeira temporada, e se eu curtir a trama, passo pra leitura... confesso que fiquei curiosa sobre as pessoas arrebatadas [pra onde elas foram?] e me peguei pensando se fosse minha familia que sumisse, acho que eu pirava... xD

    ResponderExcluir
  13. Lucas, eu já tinha ouvido falar da série, mas nunca fui atrás de saber sobre ela.
    Com certeza é um tema bem distinto e que mexe com a nossa curiosidade.
    Achei a premissa interessante e fiquei curiosa para ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Lucas. Tenho um livro do autor aqui e ainda não o li, e nem tão cedo o irei fazer, já que vejo comentários negativos a respeito das histórias dele. Não conhecia esse livro dele, mas montar uma trama toda e não resolve-la? Não gostei, então não leria o livro!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei sua resenha! Mas, prá dizer a verdade, me deu mais vontade de assistir a série do que de ler o livro, pelo menos nesse momento. bjs

    prosaencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Eu não sabia nem do livro e nem da série. Achei interessante o autor querer retratar os efeitos da perda, mas eu realmente gostaria de saber o motivo do arrebatamento. Eu sempre acho que as coisas devem ter algum tipo de explicação.
    Curti muito a sua resenha.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucas, tudo bem?

    Bem que eu sabia que conhecia esse livro de algum lugar. Só não entendi o porque ficar mudando de capa, de título, rs. Ok que eles deveriam tê-lo publicado desse jeito desde o início, mas acaba perdendo um pouco a identidade do livro. :s

    ResponderExcluir
  18. oi
    não sabia da existência desse livro,nem da serie.
    adorei sua resenha,a trama parece interessante
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oee! Não tenho HBO (vida de pobre é dura),então nem conhecia a serie,mas a tematica me parece interessante. Se estivesse andando pela Saraiva e visse o livro,nao compraria nunca. Nossa,como odiei essa capa .-. Mazenfim,não sei se leria,ficar esperando uma explicação que não vem me deixaria puto. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Hey! Tudo bem? Olha, não gostei da capa, mas um livro a gente não lê pela capa, e a sinopse me deixou bem curiosa! Não conhecia a série, acredita? O.o

    ResponderExcluir