{Resenha} Pollyanna



Título: Pollyanna
Autora: Eleanor H. Porter
Editora: Martin Claret
Tradução: Luiz Fernando Martins
ISBN: 9788572327336
Número de Páginas: 182
Ano: 2012
Classificação: 

Pollyanna é uma história sobre o amor, a amizade e, sobretudo, sobre o surpreendente poder de transformação que as crianças e os adolescentes podem ter sem que percebam. Uma otimista incurável, Pollyanna não aceita justificativas para a tristeza e dedica-se com afinco a ensinar a todos o caminho de superação das adversidades. A obra é um clássico da literatura infantojuvenil. Escrita em 1912, foi inicialmente publicada em capítulos no jornal Christian Herald, de Boston. Ganhou forma de livro em 1913 e de imediato tornou-se um best-seller. Traduzida em quase todas as línguas, nunca mais parou de ser lida. Levada às telas pela primeira vez em 1920, foi refilmada muitas vezes, inclusive pelos estúdios Disney.

A única coisa que eu ainda não entendo ao terminar este livro é o motivo por eu não ter o lido antes. Estava deixando uma obra maravilhosa criar poeira em minha estante, e depois de tanto tempo sem dar atenção para Pollyanna resolvi lê-lo de uma vez, e me surpreendi, agradavelmente, com o seu conteúdo.

Eleanor nos conta a história de Pollyanna, uma garotinha muito surpreendente de 11 anos, que leva uma vida simples e feliz, e com a sua alegria consegue encantar a todos que estão a sua volta. Órfã de pai e mãe, a menina vai morar com sua tia, irmã de sua mãe, Miss Polly, que tem um temperamento um tanto amargo, mas, como faz parte de sua obrigação familiar aceitar a sobrinha que está desamparada, ela recebe a garota em sua casa tentando não reclamar da situação.

Pollyanna se mostra uma garota extraordinária, e, com o seu jogo do contente, a menina consegue se aproximar de todas as pessoas da cidade, e, de uma forma ou de outra, transforma cada um que vive naquele lugar. Mas deixe-me contar um pouquinho como tudo começou (prometo que não terá spoiler).

Pollyanna e seu pai, que era um missionário, sobreviviam com barris de doações, e, certa vez, a menina desejou ganhar uma boneca para que ela pudesse brincar, e, logo que as doações chegaram, ela foi correndo para ver se tinham mandado sua tão esperada boneca, mas, quando abriu os barris, encontrou apenas um par de muletas. Logicamente ficou triste e chateada, mas seu pai, muito sábio, disse que ali havia uma oportunidade para que ficasse feliz, mesmo ela não enxergando, então o missionário disse que deveria ficar contente por não precisar usar as muletas, e assim começou o jogo do contente, que se resumia em achar um motivo para ficar contente em todas as situações (até aquelas que parecem não existir maneira de ficar contente).

Desde então Pollyanna decidiu ser feliz. Mesmo após a morte de seus pais, não tinha nada que a fizesse triste, e isso salvou a sua vida (e a de muita gente), e salva a gente que lê também, pois você não consegue mais olhar para as situações da mesma maneira que antes, pois em tudo você vê um motivo para ser feliz e a não reclamar mais da vida que tem.

Tia Polly pode pensar que Pollyanna é um fardo para sua vida, mas a garota tem uma presença tão especial que se faz indispensável na vida de todos que a conhecem. Acontecem muitas coisas agradáveis e algumas desagradáveis no decorrer da trama, e, de vez em quando, a gente nem entende o motivo das coisas acontecerem com Pollyanna, mas em tudo a garota nos ensina uma lição de moral que acredito que me lembrarei até quando estiver bem velhinha...

Apenas leiam Pollyanna, pois vocês não irão se arrepender. Espero que esse clássico perdure por mais um século para que todos possam conhecer, se encantar e aprender a apenas viver e a ser feliz com a pequena Pollyanna.

Assim que terminei fui correndo pra livraria comprar o segundo volume, e em breve volto para falar de Pollyanna Moça com vocês.

Me digam vocês, qual foi a leitura que mais te mostrou o que é ser feliz?

24 comentários :

  1. Que livro maravilhoso, existem algumas obras que quando a gente lê se pergunta porque não leu antes.
    Pollyanna é uma meninba muito inteligente com uma história emocioante.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana.

    A capa é bem fofa e com sua resenha, que foi bem legal,deixa o livro encantador por conter uma história que emociona.Fiquei bem interessada em reler o livro.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, você acredita que até hoje não li esse livro?!!
    Todo mundo fala que ele é maravilhoso e a trajetoria da Pollyana parece ser maravilhoso e deve passar varias lições de vida. Vou procurar lê-lo. Vou ver se na biblioteca daqui da cidade tem.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro a tanto tempo que nem me lembrava da historia, mas sua resenha tão bem me fez reviver a leitura. O livro é realmente incrível e fiquei com uma vontade imensa de reler

    ResponderExcluir
  5. Oie
    li esse livrinho faz uns anos e realmente é uma lição de vida e todos nós devemos ter nosso lado Pollyana e confesso que é bem difícil, pelo menos para mim hahaha mas é vivendo e aprendendo, linda resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Há tempos que não leio um clássico. Esses dias ouvi falar na Síndrome de Poliana e foi assim que descobri esse livro. Nunca o li, mas sei mais ou menos o que acontece na história. Livros assim são atemporais mesmo, suas mensagens seguem firmes e fortes, apesar do mundo estar tão diferente.

    ResponderExcluir
  7. Já li Pollyanna e também Pollyanna Moça, e amo os dois. Já li e reli, aliás, meus exemplares são super surrados porque vieram de herança, e por isso tenho um carinho todo especial por eles. Amo o Jogo do Contente e como ela consegue transformar a vida de várias pessoas com ele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. eu já li, certamente é uma história encantadora que traz uma lição muito importante... é daquele tipo de livro que marca a nossa vida :D
    já leu o Pollyanna Moça? eu comprei num sebo outro dia, mas ainda não li, pretendo ler ainda esse ano...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas só escuto elogios sobre ele assim como na sua resenha.
    Louca para conhecer mais dele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Melhor livro da vida ♥ Sério! Li quando tinha oito anos e me apaixonei por essa história. Esse livro influenciou muito na minha personalidade quando criança e depois que reli o livro dezesseis anos depois é que fui perceber isso. Maravilhoso, indico sempre! Parabéns pela resenha ♥

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana, sua linda, tudo bem?
    Estou até envergonhada, acho que só eu não li esse livro. Não tinha a menor ideia de que ele era tão lindo. Como disse, parece ser daqueles que levamos para o resto da vida, que nos mudam, é impossível não querer ler agora, com certeza irei procurar pro ele. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro há anos, ele tem uma sacada genial, tanto que usamos o termo Poliana para adjetivar a depender do contexto. é uma boa obra, acho que preciso re-ler.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho muito vontade de ler essa obra, e não sei porquê ainda não comprei um exemplar. Pretendo fazer isso em breve.

    Adorei a resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, não conhecia o livro Pollyanna e logo de cara ja achei a capa mto fofa e lindinha.
    Que historia boa de ler ne?! Gostei mto de conhecer mais aqui sobre o livro e fiquei interessada em ler e agora tb queor saber como sera a Pollyanna moça.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Vários livros me marcaram e vários me passaram bons ensinamentos, por isso, não poderia escolher um.

    A premissa da obra me fez lbrar da corrente do bem (não lembro exatamente o título da história). Confesso que gosto de histórias assim é fiquei super interessada. Indicação mais do que anotada! Esperando pela resenha do segundo volume que, adorei saber que tem.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oiiii!
    Esse livro é tão lindo!!!!<3
    Li na época da escola e já reli várias vezes. A história é inspiradora e sempre tento fazer o jogo do contente quando me vejo em uma situação complicada, mesmo não sendo muito fácil.
    Que bom que você gostou do livro, o segundo é tão fofo quanto o primeiro e tenho certeza que vc vai gostar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Esse livro parece incrível. Eu nao conhecia!
    Com essa capa também nunca compraria. haha
    Mas foi para a lista de livro para ler antes de morrer!
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tenho uma curiosidade enorme em ler esse clássico, sempre vejo muitos comentários e resenhas positivas a respeito. Sua resenha tão bem escrita, me deixou louca para realizar a leitura e parece ser uma história maravilhosa e com um ótimo ensinamento. Irei compra-lo em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia o livro mais achei o jogo do contente muito interessante. A história tem uma lição linda para passar aos leitores e amo livros assim.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Ahhh que leitura inspiradora deve ter sido. Não li o clássico e fiquei aqui louca para ter um exemplar em casa para poder me emocionar com a história assim como você.

    Linda resenha,me conquistou.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Nossa tem muitos livros que eu deixo na estante e quando resolver ler só consigo pensar o porque de não ter lido antes.
    É muito bom se surpreender com uma leitura e esse livro parece mesmo ser muito legal.
    Nossa nunca imaginei que sentiria vontade de ler esse clássico, mas depois dessa resenha estou querendo muito esse livro e pelo visto você gostou mesmo, pois já foi comprar a continuação.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Não li este livro ainda, mas que lindo que ele é, e que lições que trás!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Precisava ler sua resenha, flor. Já conhecia o enredo desse livro, por ser um clássico que inspira um chavão tão popular: "dar uma de Pollyana". Eu acredito que o modo como encaramos as coisas que acontecem influencia enormemente o modo como vivemos, e a nossa felicidade. Por isso, o jogo do contente é bem-vindo em todos os momentos. Não para deixarmos de desejar algo mais, mas para nos contentarmos com o que nos acontece sem aquele constante sentimento de insatisfação. :) Lerei esse livro em breve, espero!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju!
    Quem nunca ouviu falar dessa obra, nasce de novo que nasceu errado! ahahaha
    Eu ainda não li, mas tenho muita curiosidade, parece um clássico que merece ser lido, tanto esse quando o segundo, o moça. Espero sua segunda resenha! Beijos

    ResponderExcluir