{Resenha} Deuses Americanos: Sombras



Título: Deuses Americanos: Sombras (Deuses Americanos #1)
Autores: Neil Gaiman, P. Craig Russell e Scott Hampton
Editora: Intrínseca
Tradução: Fernando Scheibe, Leonardo Alves
ISBN: 9788551003060
Número de Páginas: 264
Ano: 2018
Classificação: 

Mistura de road trip, fantasia e mistério, o romance Deuses Americanos alçou Neil Gaiman à fama mundial e ao posto de um dos maiores escritores de sua geração. Agora, os fãs de quadrinhos e da obra-prima do autor têm mais um motivo para celebrar: chega às livrarias o primeiro volume das graphic novels inspiradas em Deuses americanos. Ao todo, serão três volumes.
Em Sombras, as cores e os traços vibrantes de P. Craig Russell e Scott Hampton nos apresentam Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de sair da prisão e descobre que sua mulher morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele aceita trabalhar para o enigmático Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses - os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) -, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.

Tenho tentado ter um contato maior com Neil Gaiman ultimamente, por isso procuro nunca perder a oportunidade de conhecer algo novo do autor quando tendo a oportunidade e eis que surgiu o quadrinho de Deuses Americanos. Eu não cheguei a ler o romance ainda, apesar de ter, mas assisti a a série American Gods, adaptação lançada ano passado e foi um tanto interessante ver essa história de outra forma, através e cores e traços dos artistas.


O romance de Neil Gaiman foi dividido em três partes nos quadrinhos, sendo esse, Sombras, o primeiro. O enredo é um tanto simples (ou ao menos parece ser no início): Shadow, prestes a terminar de cumprir seu tempo na prisão, acaba recebendo a notícia de que sua esposa morreu num acidente de carro, o que deixa o protagonista sem saber o que fazer, sem razões. Voltando para casa, acaba conhecendo Wednesday no avião, que o oferece um emprego. Tudo parece bem suspeito e estranho, porém Shadow aceita o trabalho e aí que as coisas começam a se tornar mais estranhas.

O quadrinho acaba sendo uma espécie de roadtrip de Shadow com Wednesday pelas estradas dos Estados Unidos, misturando diálogos e narrativas, nem sempre tendo o protagonista como foco. Há partes em que há narração de histórias do passado, dos deuses antigos, por exemplo, que são bem interessantes, por conta dos detalhes na arte.


Levando a série em consideração, o quadrinho é bem parecido em algumas cenas, mas nem tanto nos personagens, porém, como extra, os artistas disseram que tentaram respeitar ao máximo as descrições de Gaiman em seu romance. Os traços são um pouco exóticos, se podemos dizer assim, se compararmos com outros quadrinhos, por exemplo, mas acredito que combinou com o conteúdo do enredo.

A edição está bem legal e de ótima qualidade. É muito legal ver o empenho da Intrínseca com essa nova onda de quadrinhos que eles estão lançando e também o cuidado com as edições, desde o papel até a qualidade da impressão. Neil Gaiman teve uma edição que faz jus ao seu nome e trabalho.


Foi bem interessante e espero conferir os outros volumes dessa trilogia, porém, pretendo ler o romance "original" antes, para ter uma visão ainda mais ampla dessa obra renomada de Neil Gaiman. Recomendo o quadrinho para quem é fã do autor ou até mesmo de alguns dos artistas ou para quem gosta de quadrinhos e quer conhecer um pouco mais dessa história, mas por outra forma. 

0 comentários :

Postar um comentário