{Coluna} Ah! A mulher, a musa e a protagonista


Aquelas que a sociedade julgava, e ainda julga como sexo frágil às vezes, aquelas que no início da história "tinham a finalidade apenas de reproduzir", que deviam ser submissas aos pais e esposos, que não tinham voz nem muitos direitos, mas que foram a luta e agora tem direito ao voto, de estudar, que ascendem a grandes cargos nas empresas e, principalmente, tem ganho cada vez mais voz para poderem crescer. De acordo com Sala 33:

"A participação das mulheres na literatura começou efetivamente no século XIX. Até então, elas não podiam realizar nenhuma atividade intelectual, que era considerada tarefa dos homens, e eram criadas para realizar os serviços domésticos. Essa condição começou a mudar com a Revolução Industrial, quando as mulheres passaram a ocupar outras tarefas e começaram a frequentar escolas. Ainda assim poucas tiveram acesso à educação, mas foram estas as primeiras a publicarem livros, influenciando todas as outras que vieram depois."

Mulheres sempre foram grandes musas inspiradoras para os autores, isso é do conhecimento de todos, mas você já percebeu que o papel a mulher dentro das histórias tem passado por uma grande mudança? "Ah Gabrielle, é porque a sociedade tem evoluído", sim que bom que você sabe disso e que os autores tem deixado de tratá-las como um objeto, visto que por anos o reflexo da sociedade na literatura apresentava mulheres em papéis de menor importância e submissas.

Uma pesquisa apresentada pelo Não me Kahlo apresenta dados sobre como as mulheres são representadas na literatura sendo que "as mulheres representam apenas 37,8% das personagens; 31,7% dos narradores e 28,9% dos protagonistas. As mulheres são sempre mais jovens que os homens, 25,1% são donas de casa e 9,6% não têm ocupação."

Cabe também lembrar que por muitos anos algumas mulheres não puderam publicar suas obras sobre suas próprias assinaturas, visto que a sociedade machista não as consumiria, isso ocorreu também no âmbito jornalistico. Você acha que isso é uma coisa antiga e que data antes de 1980 por ai? Provavelmente, você conheça os livros de Harry Potter e saiba que ele é assinado por J.K. Rowling, mas consegue imaginar por que Joanne não usava seu nome na publicação? Se está pensando que foi porque sua editora fez esta sugestão pelo fato de que os meninos não gostariam de ler uma história sobre bruxos escrita por uma mulher, você acertou.

Uma pesquisa "publicada em 2005 pela doutora da UNB Regina Dalcastagnè, na qual foram analisados 258 romances publicados pelas editoras Companhia da Letras, Record e Rocco entre 1990 e 2004, mostrou que, num universo de 165 autores, apenas 27,3% eram mulheres."  representando que ainda há uma menor participação feminina neste cenário. Entretanto, nota-se que nos últimos anos há uma crescente presença de mulheres no mercado editorial brasileiro.

A mulher, sempre esteve presente na literatura como um amigo meu fala "a mulher é musa, inspira histórias, devaneios, sonhos, musicas poemas e a vida", mas atualmente é possível perceber que estamos deixando de ser apenas musas e estamos rumando para sermos protagonistas de fibra de novas histórias e das nossas próprias!

0 comentários :

Postar um comentário