{Resenha} Boy Erased



Título: Boy Erased
Autor: Garrard Conley
Editora: Intrínseca
Tradução: Carolina Selvatici
ISBN: 9788551004111
Número de Páginas: 320
Ano: 2019
Classificação: 

Em seu elogiado livro de estreia, Garrard Conley revisita as memórias do doloroso período em que participou de um programa de terapia baseado no estudo da Bíblia que prometia “curá-lo” de sua homossexualidade.
Filho de um pastor da Igreja Batista e criado em uma cidadezinha conservadora no sul dos Estados Unidos, aos 19 anos Garrard foi convencido pelos próprios pais a apagar uma parte de si. Em uma tentativa desesperada de agradá-los e de não ser expulso do convívio da família, ele quase se destruiu por completo, mas encontrou forças para buscar sua identidade e hoje é ativista contra as terapias de conversão.
Tocante e inspiradora, a história do autor é um acerto de contas com o passado, um panorama complexo das relações dele com a família, com a fé e com a comunidade. O livro é o testemunho dos traumas e consequências de se tentar aniquilar parte essencial de um ser humano.

Boy Erased teria sua estreia aqui no Brasil, porém, acabou sendo cancelada. A partir daí surgiram algumas justificativas, como censura por parte do governo ou o fato do filme não ter tido uma boa bilheteria nos Estados Unidos, segundo a distribuidora. Cada um acredita no que quiser acreditar, afinal marketing também existe, porém, a Intrínseca ainda assim realizou o lançamento do livro, que, apesar de ter alguns defeitos, se mostra bastante necessário para os dias de hoje.

Filho de uma família religiosa, Garrard sofreu quando se descobriu homossexual, tentando resistir aos pensamentos e vontade, querendo apagar essa parte que tantos diziam ser errada, principalmente seu pai, pastor da igreja batista, se permitindo (principalmente pela ameaça de seu pai de não o aceitar dentro de cada) ser inscrito pelos seus pais num programa de reorientação sexual.

O livro é uma autobiografia de Garrard Conley, que nos conta seu período na Amor em Ação, um programa de terapia que prometia "curar" a homossexualidade. Durante o livro ele nos apresenta aos métodos desse programa, intercalando com momentos da sua adolescência e do presente com seus pais.

O livro é bastante delicado. Garrard tem uma escrita bastante descritiva e poética em alguns momentos, o que torna a leitura um pouco densa e lenta. A forma como ele não manteve uma linearidade dos fatos, misturando passado e presente, deixou a narrativa um pouco confusa, como mesclar fatos da terapia com fatos de sua adolescência e do presente com os seus pais no mesmo capítulo. Isso tornou a leitura um pouco cansativa.

Por outro lado, você percebe que Garrard escreveu Boy Erased com o seu coração aberto, relembrando e revivendo seus momentos na Amor em Ação, soando extremamente sincero, como se estivesse escrevendo um diário. O autor apresenta sua vulnerabilidade e nós leitores nos sentimos parte dela, tendo acesso a essa parte dolorida da vida dele, sabendo que tudo aquilo realmente aconteceu.

A Intrínseca, por conta do lançamento do filme que estava previsto aqui no Brasil, fez uma jacket para a edição brasileira com a capa do filme e uma capa original do livro por baixo (que é linda, por sinal). O livro possui selo de qualidade Intrínseca, com diagramação, papel e capa todos feitos com muito cuidado.

Na sociedade atual, principalmente nesses momentos de polaridade, um livro como Boy Erased é extremamente importante e pertinente, mesmo que seus relatos sejam de quinze anos atrás. É um livro pesado e necessário. Relatos de um homem que teve sua essência, uma parte importante de si, ameaçada de ser apagada.

0 comentários :

Postar um comentário