{Resenha} O Verão que Mudou Minha Vida



Título: O Verão que Mudou Minha Vida (Trilogia Verão #1)
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Tradução: Mariana Rimoli
ISBN: 9788551004449
Número de Páginas: 240
Ano: 2019
Classificação: 

A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher.
Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece...
Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles.
Na trilogia Verão, acompanhamos Belly dos 15 aos 24 anos. Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que amadurecer também significa tomar decisões difíceis. Primeiros romances jovens de Jenny Han, os três livros são agora relançados pela Intrínseca, com novas capas e traduções inéditas.

Jenny Han comandou as vendas com a nossa querida Lara Jean, da trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei, conquistando seu lugar nas estantes de nós leitores brasileiros, principalmente depois da adaptação de sucesso feita pela Netflix (ansioso pela continuação, inclusive). Por conta desse sucesso, a Intrínseca nos presentou com outra trilogia da autora, a Trilogia Verão, que, ao contrário do que muitos pensam, não é um lançamento, e sim um relançamento, pois é a primeira trilogia da autora, que já tinha sido publicada aqui no Brasil em 2011, pela Galera Record, e agora retorna com um novo projeto gráfico e tradução pela Intrínseca.

Em O Verão que Mudou a Minha Vida temos Isabel, ou Belly, nossa protagonista. A vida dela gira em torno de seus verões, que é quando ela viaja com sua família para a casa de uma amiga de sua mãe. Lá ela tem uma pausa de sua vida normal e tem contato com o calor, a piscina, a praia e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher.

Essa viagem é feita em todos os verões, desde que Belly era pequena, ou seja, o contato da sua família com a família Fisher é bastante íntimo, sendo quase uma extensão. Belly sempre foi tratada como a irmã mais nova dos irmãos Fisher, mas isso muda nesse verão. Ela já não é a mesma garotinha e isso fica ainda mais evidente quando os irmãos começam a prestar mais atenção nela, se é que vocês me entendem. O verão que antes era um momento de descontração vai começar a ser um verão de descobertas e confusão.

Jenny Han nos leva por uma narrativa de verões: a gente só conhece essa fase da vida de Belly. Temos capítulos intercalando o presente e momentos dos verões passados, criando um contexto para os personagens e mostrando um pouco da evolução de nossa protagonista. Apesar disso, os personagens não se mostram tão profundos assim, não criando aquele laço ou identificação com o leitor.

Sendo o primeiro volume de uma trilogia, a escrita pode ser considerada um pouco rápida demais, principalmente por ser um livro curto. Além dos personagens não serem profundos, os acontecimentos também não são aprofundados, alguns até são rápidos demais. Jenny Han também peca um pouco aí, infelizmente.

Apesar de tudo isso, o livro ainda é divertido e bastante leve, com uma leitura fluida. O capítulos são bem curtos e a leitura pode ser concluída de uma vez, dependendo do leitor. Típico de Jenny Han.

Esse relançamento também merece um parágrafo. Comparando com a edição antiga, essa trilogia é completamente diferente. Os livros tiveram um cuidado especial, com direito a textura de areia no título da capa, segunda e terceira capas (ou atrás da capa e da contra capa) com padronagem de verão e colorida, além de uma ótima tradução. Padrão Intrínseca de qualidade.

Confesso que fiquei na dúvida sobre seguir ou não a trilogia, mas, por ter gostado muito da trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei, decidi dar uma chance a Belly e conhecer um pouco mais dos seus verões. Um livro leve, um pouco raso, porém com aquela pitada de Jenny Han que a gente gosta.

0 comentários :

Postar um comentário