{Resenha} George



Título: George
Autor: Alex Gino
Editora: Galera Júnior
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788501077677
Número de Páginas: 144
Ano: 2016
Classificação: 

Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.

Não é todo dia que vemos um livro sobre crianças transgênero, principalmente um livro voltado para as próprias crianças ou adolescentes, então, quando soube do livro e que ele estava disponível, decidi solicitá-lo, principalmente por conta da propaganda que a editora estava fazendo sobre, pois a curiosidade foi despertada, ainda mais pela capa minimalista, que é algo que eu gosto bastante. George se mostrou um livro bastante singelo, sensível e recheado de empatia.

O enredo do livro é sobre George, obviamente. Ela é uma menina, ou pelo menos se sente como uma, já que nasceu menino. George gosta de coisas que seriam definidas como "de menina", como coisas rosas, saias, vestidos, tudo o que é considerado mais feminino, mas sempre guardando esses gostos e vontades apenas para si.

Um dia, durante a aula, a professora anuncia que a turma de George fará uma peça de teatro da história A Teia de Charlotte, ou A Menina e o Porquinho, como também é conhecido, e nela desperta o desejo de interpretar a aranha, Charlotte, mas, é um papel feminino e George possui um corpo de menino.

O desejo de interpretar a aranha na peça era tão grande que George não desiste. Juntamente com sua melhor amiga Kelly, as duas bolam um plano para que possa atuar como Charlotte no dia da peça, fazendo com que sua mãe visse que George, mesmo num corpo de menino, se sente como uma menina, já que não tinha coragem de conversar com a mãe à respeito. 

Alex Gino nos leva através de um enredo sobre uma criança que está se descobrindo, em vários sentidos, principalmente quanto ao gênero, e envolve bullying, aceitação, família e bastante amizade. Tudo escrito de uma forma bastante simples e singela, mas não deixa de enviar o recado, pois a empatia é alcançada.

Eu nunca havia lido nada sobre transgêneros antes, principalmente crianças, e foi uma leitura bastante interessante. Como foi um primeiro contato, é normal haver dúvidas ou algo do tipo, mas a autora soube guiar muito bem a história, explicando e mostrando como George se sentia, além de conter alguns dados sobre transgêneros no geral. É evidente ver a falta de compreensão sobre George que as outras pessoas tem e o sentimento de ninguém conhecê-la de verdade, o que gera bastante empatia durante a leitura.

A leitura, por ser bem simples e singela, acaba sendo muito fluida, principalmente pela pouca quantidade de páginas que o livro possui, mas não deixa, de maneira alguma, de ser sensível e emotiva. É algo bem bonito, e um tanto doloroso, de se ler. Vale cada página lida. 

Ao se terminar George, fica aquele sentimento bom, mesmo que o livro não tenha um desfecho concreto. É um livro sobre amor, amizade, descobrimento e compreensão, despertando bastante empatia. É um livro recomendado para todos, principalmente para saber um pouco mais sobre esse assunto que ainda é tabu nos dias de hoje, ainda mais se tratando de uma criança. 

Um comentário :

  1. Não li esse livro ainda, mas acho que a editora acertou em cheio. Cada vez vejo mais livros tratando de assuntos atuais de uma forma tão simples e legal de entender, até para as crianças. E me encanta. Esse livro é um dos que está na minha lista. Parece ser perfeito.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir