{Crítica} Trocando os Pés





Adam Sandler acertou no filme dessa vez, depois de algum tempo participando de filmes não tão bons (pelo menos pra mim), veio o Trocando os Pés para mudar o meu conceito atual sobre o ator.

Sandler interpreta Max Simkin, um sapateiro judeu solitário de Nova York que ainda mora com a mãe. Sua rotina é sempre previsível, acordar, arrumar sapatos, entregar sapatos, cuidar da mãe e dormir, nunca muda, nunca encontra alguém diferente, nunca ninguém se interessa por ele. Durante essa pacata rotina, sua máquina de costura para de pegar, e ele é obrigado a usar a antiga máquina de sapatos, que passou de geração a geração desde o seu avô, mas ela não é qualquer máquina, ela é mágica.

Quando um cliente rico mafioso aparece em sua loja e deixa os sapatos para consertar, Max resolve provar os sapatos por curiosidade, mas acontece o que menos esperava, ele se transforma no mafioso. Aguçado pela curiosidade, o sapateiro começa a provar todos os sapatos, e percebeu que apenas os consertados pela máquina antiga tinham esse poder de mudar a fisionomia de quem o usava.

Imagina você pode se tornar qualquer pessoa? Desde que tenha seu sapato e o tenha consertado na velha máquina. Max vive as vidas que queria ter, se passa pelo galã para tentar arrumar uma namorada, por um senhor de idade, e até pelo mafioso, e claro, ele acaba se metendo em uma grande confusão e descobrindo um grade segredo que vira a sua vida de ponta cabeça. Mas para vocês saberem o que é, terão que assistir o filme.

Só não digo que o roteiro é bem original pois me lembrou bastante do filme A Herança de Mr. Deeds. Foi o próprio protagonista quem escreveu, tem uma pegada de comédia e de drama, dá pra rir e pra chorar como eu, que chorei litros em um certo momento do filme, Adam Sandler se inspirou em uma sapataria que tinha na frente de sua casa quando era criança e em uma frase que é a ideia central do filme e que diz:

Você não conhece um homem até andar um kilômetro com os seus sapatos.

Infelizmente o que deixou a desejar mais uma vez foi a tradução do título, o original é The Cobbler, que em tradução livre significa O Sapateiro. Eu não entendo esse pessoal que trabalha com a tradução dos filmes, será que não dava pra deixar apenas O Sapateiro ao invés de ter colocado Trocando os Pés? Ao meu ver, a primeira opção tem mais a ver com o filme do que a segunda. Outro ponto que não agradou foi a capa, não sei se ficará como capa original aqui no Brasil, mas essa que está aqui embaixo com o fundo branco e ele em pé, ficou meio blé. A original é bem mais bonitona. Pessoas que gostaram, me digam o motivo, por favor.

Apesar dos detalhes, eu recomendo muito o filme, seja para assistir em família, com os amigos, ou sozinho. Este é daqueles para relaxar, se divertir e refletir um pouco sobre a vida. Espero que tenham gostado, se já assistiram comentem comigo suas impressões sobre o longa.

Até mais, e não se esqueçam da pipoca.



Título: Trocando os Pés
Elenco: Adam Sandler, Steve Buscemi, Dan Stevens, Dustin Hoffman
Direção: Thomas McCarthy
Gênero: Comédia, Drama, Fantasia
Duração: 102 minutos 
Classificação: a definir
Avaliação:

3 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei a ideia primaria do filme muito boa, porem contendo varias falhas ma execução. O filme (ao meu ver) é fraco de história...parecem apenas uma sequência de fatos aleatórios mal distribuídos no filme, sem falar que o filme acaba com muitas perguntas sem respostas mas neste caso essa sensação foi um tanto quanto desagradável... Faltou prondidade e criatividade na historia...

    ResponderExcluir
  3. kkkkk, eu ainda não assisti fui alugar hoje mas não estava disponível. Mas sobre a capa e o nome, com esse salto vermelho e o título trocando os pés achei que o Adam seria agora uma drag queen, rsrs. Estou ansiosa para ver

    ResponderExcluir