{Crítica} Com Amor, Simon



Quando um livro favorito seu vai virar filme, uma mistura de animação e apreensão surge, pois adaptação é algo um tanto polêmico quanto qualidade (e dificilmente agrada todo mundo). É muito difícil um filme conter tudo (ou quase tudo) o que se tem no livro, mas há casos em que a história é totalmente deturpada (alô, Percy Jackson!). Eu estava assim quando soube que teria filme de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, publicado pela Intrínseca, que se chama "Com Amor, Simon", mas, felizmente, o resultado me deixou muito feliz.

O filme segue o padrão high school americano adolescente, com um grupo de amigos na escola, com seus problemas, paixões secretas, dificuldade em expressar sentimentos, sexualidade e etc. Simon é o nosso protagonista que está se descobrindo quanto à sua sexualidade, sem muitos conflitos, porém mantém em segredo, menos para um garoto com quem troca emails, por quem começa a ter sentimentos, que também é gay e estuda na mesma escola que ele, que utiliza o nome Blue, para manter sua identidade.

Infelizmente, um dia, Simon deixa seu email aberto e Martin, um colega de escola, vê seus emails com Blue, descobrindo seu segredo, então passa a chantageá-lo, com o objetivo de Simon ajudá-lo com um amiga por quem sente atração. É a partir daí que as coisas começam a se desenrolar, gerando problemas, confusões e muitas reflexões por parte do nosso protagonista, que se encontra encurralado.

Com muito humor, "Com Amor, Simon" apresenta uma história que entretém muito bem. Sendo o primeira comédia adolescente com um protagonista gay, o filme aproveita desse fato para usar estereótipos de uma forma bem divertida, fazendo, ao mesmo tempo, uma sátira positiva,  utilizando de momentos avulsos - fora da história linear do filme-, tornando impossível não dar algumas risadas.

Outro fato que vale a pena ressaltar é o mistério sobre a identidade de Blue. O filme engana o espectador, projetando as suposições de Simon em sua duração. Ao decorrer da trama, somos apresentados a algumas opções de personagem de Blue - pelo menos três - causando um mistério e ainda contribuindo para o humor presente no filme. É algo que funcionou muito bem, mesmo após a revelação.

O longa aborda alguns temas de maneiras um tanto diferentes das quais estamos acostumados. A homossexualidade é apresentada de uma forma fora do padrão de outros filmes que abordam o tema, como também diferente do personagem secundário gay em algumas filmes adolescentes, que é resumido a alguns estereótipos. Apesar de ter uma família e amigos que o aceitariam, Simon justifica seu segredo se baseando no fato de que heterossexuais não precisam "sair do armário", sendo algo injusto, o que gera interessantes reflexões em que está assistindo. O fato de Martin não ser um vilão inteiramente também contribui de forma diferente das quais estamos acostumados, nos fazendo questionar sua vilania e avaliar seus motivos.

Eu poderia falar sobre outros diversos aspectos sobre o filme, como a trilha sonora (que é magnífica), fotografia e etc, porém vou parar por aqui. Com Amor, Simon é um filme sensível e muito bem humorado, que vem para nos fazer questionar alguns rótulos que a sociedade nos impõe e que trabalha assuntos como homossexualidade, amizade, bullying e é sobretudo uma história de amor. Um filme recomendado para qualquer um. Ótimo.

Título: Com Amor Simon (Love, Simon)
Elenco: Nick Robinson, Jennifer Garner, Josh Duhamel, Katherine Langford, Alexandra Shipp
Direção: Greg Berlanti
Gênero: Drama, Comédia
Duração: 1h 50min
Classificação: 12 anos
Avaliação: 

0 comentários :

Postar um comentário