{Crítica} Especial Curta-Metragens



Hoje vamos falar de curta-metragens. Sim, eu sei que vocês devem estar com uma enorme interrogação na cabeça, afinal, quem assiste curtas? No máximo aqueles da Disney/Pixar que passam antes dos longas no cinema. Mas os curta-metragens, infantis ou adultos, tem uma importância enorme para a formação de diversos estúdios e diretores. Nas faculdades de cinema, pensam que os formandos saem gravando filmes de longa-metragem que estrearão e serão aclamados nas grandes salas? Alguns. Mas mesmo estes tiveram que produzir vários curtas para, por exemplo, descobrirem seus estilos. Então decidi listar alguns destes filmes que me impressionaram e tenho certeza de que também irão lhes conquistar. Tem comédia, drama, suspense, para todos os gostos. Prometo que não vou me estender demais nas sinopses (até porque para dar spoiler é um palito..., tudo o que eu falar está nas sinopses originais), separem a pipoca e aproveitem!

1- Laurita
A personagem-título é uma pré-adolescente que passa o fim de semana na casa de parentes da sua mãe e, nesse meio tempo, comete um pequeno furto que provoca uma crise familiar. Este me interessou bastante por mostrar várias questões complicadas (a doença da prima da menina, por exemplo) de uma ótica infantil, algo que eu gosto muito tanto em filmes como em livros. Foi também um dos primeiros curta-metragens nacionais que eu assisti, justamente numa fase de transição (aos 16 anos, da adolescência para vida adulta), outro motivo pelo qual me marcou bastante.

2- O Duplo
Pode curta de terror? Pode! Ainda mais contando com uma trama super original e atuação fantástica por parte da excelente atriz Sabrina Greve. A história é uma releitura do mito de doppelganger, onde um duplo maligno assume a personalidade de alguém, num anúncio de mal presságio. A vítima, aqui, é uma professora recém-contratada cuja vida vira do avesso depois que um de seus alunos afirma ter visto a mesma em dois lugares diferentes, ao mesmo tempo.

3- Som-Guia
Quem trabalha com vídeos e audiovisual sabe como é trabalhoso o processo de sincronizar o som com a imagem. Este curta faz uma inusitada "homenagem" á essa fase da edição, usando-a como metáfora para o início e a crise de um relacionamento de um casal cuja problemática é a falta de sincronia. Na vida? No estilo? Na cama? Não, na voz. As falas dos personagens não acompanham o movimento de suas bocas, e os problemas técnicos estão só começando...

4- Demônia - Melodrama em Três Atos
Cuidado com o que dizem... Principalmente se for no meio da rua. O curta, que de melodrama não tem nada, é dividido em quatro partes (os três atos do título e mais um epílogo). Na primeira, uma mulher evangélica conversa com seu vizinho e termina por descobrir o caso deste e de seu marido. O segundo mostra o barraco consequente da revelação. E depois... Melhor verem por si próprios!

5- Coisas Frágeis
Para encerrar, um curta que me pegou de surpresa e de jeito, pois não esperava ficar tão mexida. O tema é delicado: um homem que, prestes á deixar a esposa e o filho para ficar com a amante, recebe a notícia da morte desta. Independente dos julgamentos morais á questão do relacionamento extraconjugal, impossível não se comover com o dilema do protagonista, tendo que segurar o seu desespero e ainda decidir se toma ou não uma decisão envolvendo a falecida amada.

Bem, a maioria desses curtas estão disponíveis no Youtube, disponibilizados pelos próprios diretores e produtores. Alguns canais de TV também os exibem, então fiquem ligados! E, principalmente, comentem! Divulguem! O próximo indicado ao Oscar sempre pode estar escondido em meio á ficha técnica de algum destes filmes!

Título: Laurita
Elenco: Ana Andreatta, Bete Correia, Felipe de Abreu, Fernanda Donnabella, Helena Gullo
Direção: Roney Freitas
Gênero: drama
Duração: 20 min
Classificação: 12 anos
Avaliação: 



Título: O Duplo
Elenco: Sabrina Greve, Gilda Nomacce, Majeca Angelucce
Direção: Juliana Rojas
Gênero: terror
Duração: 25 min
Classificação: 18 anos
Avaliação:






Título: Som-Guia
Elenco: Enrique Diaz, Mariana Lima, Letícia Novaes, Veronica Debom, João Velho
Direção: Felipe Rocha
Gênero: drama; comédia
Duração: 15 min
Classificação: 14 anos
Avaliação:






Título: Demônia- Melodrama em Três Atos
Elenco: Fernanda Chicolet, Vinícius de Oliveira, Henrique Schafer, Júlia Araújo, Daniel Ortega
Direção: Cainan Baladez, Fernanda Chicolet
Gênero: comédia
Duração: 17 min
Classificação: 12 anos
Avaliação: 

Título: Coisas Frágeis
Elenco: Henrique Schafer, Leo Palhano, Patricia Pichamone, Tatiana Schunck, Thiago Rosseti
Direção: Gustavo Fattori, Tatiana Otaka
Gênero: drama
Duração:  9 min
Classificação: 10 anos
Avaliação: 

0 comentários :

Postar um comentário