{Crítica} Perdido Em Marte



É normal se perder em alguns lugares que não conhecemos muito bem, mas você já se imaginou se esse lugar fosse um outro planeta com condições muito diferentes das do planeta Terra? É com essa base que Ridley Scott, conhecido por dirigir outros filmes como Prometheus, Alien, Blade Runner, nos leva ao Planeta Vermelho, Marte.

Uma equipe de astronautas liderada por Melissa Lewis (Jessica Chastain) está em Marte para explorar o planeta. Uma tempestade é anunciada e faz com que ela ordene uma retirada, mas no meio do desespero e ansiedade promovidos pelo caos, um tripulante, Mark Watney (Matt Damon), é atingido por um objeto e jogado à distância. Tudo indica que Mark não sobreviveu à retirada, por isso Melissa, depois de hesitar, ordena a volta para o planeta Terra. A equipe comunica a NASA sobre a morte de seu tripulante e, com bastante pesar, é anunciada para o mundo.

O que ninguém esperava é que Mark Watney está vivo. A partir daí, com muita paciência, certa tranquilidade e uma dose de humor, ele faz de tudo para sobreviver em Marte, calculando as chances de sobrevivência, tempo para ser resgatado, como entrar em contato com a NASA, tudo com bastante racionalidade.

Durante o filme somos apresentados ao trabalho de Watney em sobreviver no Planeta Vermelho e ao progesso da NASA, que, depois de saber da sobrevivência do tripulante, tenta bolar planos possíveis para regatá-lo.

Apesar de ser um filme que se passa no espaço, como Gravidade, Interestelar e outros, a abordagem de Perdido em Marte é um pouco diferente. Enquanto em Gravidade temos o foco na sobrevivência e em Interestelar uma trama bem complexa, a obra de Ridley Scott equilibra as ações de Mark, o progesso da NASA e também a patrulha de Witney, tudo apresentado de uma forma bem simples.

É fato que a missão de Perdido em Marte é entreter. O personagem de Matt Damon lida com a sua situação com bastante humor e ironia, um dos pontos fortes do filme, assim como parte da trilha sonora que quebra um pouco a seriedade, sendo bastante cômica. Não temos complexidades da ficcção científica e nem pensamentos filosóficos e reflexivos, apenas uma mistura de tensão, inteligência, sagacidade e humor, que faz do filme uma experiência bem saborosa e de forma alguma cansativa.

Um dos destaques da obra de Ridley Scott é a fotografia. Marte, apesar de ser desabitada por qualquer outro ser, a não ser Mark Watney, é de uma beleza grandiosa. Com tons alaranjados, Marte é retratada de uma forma simples, parecendo um deserto, mas muito bonita, e enfatizando ainda mais o isolamento de Watney no planeta desconhecido.

Indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator (Matt Damon), Melhor Roteiro Adaptado (Drew Goddard), Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Design de Produção, acredito que Perdido em Marte tem grandes chances de conquistar pelo menos alguma das categorias técnicas.



Título: Perdido Em Marte (The Martian)
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels +
Direção: Riddley Scott
Gênero: Aventura, Drama, Ficcção Científica
Duração: 144 min.
Classificação: 12 anos
Avaliação: 

0 comentários :

Postar um comentário