{Crítica} Ela



Desde o começo do mundo, o amor tem sido razão de milhares de acontecimentos. O amor faz parte da natureza. Faz parte do homem. E precisamos dele.

Na sociedade atual, a busca pelo amor ideal tem crescido, tanto que existem milhares de redes sociais ou salas de bate papo destinadas a introduçāo de pessoas, o que é normal hoje em dia, afinal, existem vários casais felizes que foram fruto da internet, mas será que é possível um amor com a própria máquina, com um sistema operacional? É aí que está o ponto principal de Ela.

Num futuro não tão distante, Theodore, anti-social e recém divorciado, resolve buscar auxílio num novo modelo de sistema operacional, um ser sintético, capaz de ter suas proprias emoções e ideias, que, ao ser iniciado, se nomeia Samantha. A partir daí, a relação entre os dois só vai criando mais intimidade até resultar em namoro.

Pense numa pessoa, no seu namorado ou namorada, agora pense em passeios, conversas e declarações de amor. Agora retire o corpo, fique apenas com a voz. É assim o relacionamento de Theodore e Samantha, puro e real, com até mesmo direito a sexo.

Porém, com o passar do tempo, Samantha vai mudando, conhecendo pessoas e outros Sistemas Operacionais, afetando sua relação com Theodore.

Magnífico. O diretor, vencedor do Globo de Ouro 2014 como melhor roteiro por Ela, soube trabalhar de uma maneira fantástica, relacionando a máquina com os seres humanos da forma mais real possível, tanto que até cheguei a pensar que, realmente, isso poderá acontecer num futuro não tão distante.

O cenário foi super bem explorado. Há um uso bem bonito das cores, que são bastante alegres, pois, em quase todas as cenas, quase todas as cores são as mesmas, principalmente o laranja. A fotografia pode ser considerada uma obra de arte moderna bem colorida e linda.

As atuações também não ficam para trás. Joaquin Phoenix, Amy Adams e Scarlett Johansson foram divinos em suas atuações, realmente encarnaram os personagens. Porém, acho que Johansson teve um grande destaque, já que conseguiu dar vida as emoções de um sistema operacional apenas com a sua voz de uma forma tão natural. 

Após finalizarmos o filme, questões permanecem na nossa cabeça, como: o papel e a importância das maquinas no nosso cotidiano; nossas maneiras de encontrar escapes para obter a felicidade; a maneira como a tecnologia afetou nossa convivência em sociedade. Entre outras presentes nesse filme que mistura comédia romântica, ficção científica e drama, gerando uma obra criativa e bem interessante. Super recomendo.

O filme foi indicado nas seguintes categorias ao Oscar: Melhor Filme, Roteiro Original, Trilha Sonora Original, Canção Original ("The Moon Song") e Design de Produção. Acho que o filme tem grandes chances conquistar o prêmio como Roteiro Original, assim como recebeu no Globo de Ouro.

A estreia brasileira está prevista para o dia 14 de Fevereiro.


Título: Ela (Her)
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Scarlett Johansson, Olivia Wilde, Rooney Mara
Direção: Spike Jonze
Gênero: Drama, Romance, Ficção Científica
Duração: 126 min
Classificação: a definir
Avaliação: 

0 comentários :

Postar um comentário